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Decifra-me ou não te publico…

É muito comum escutarmos uns termos da publicidade e não saber o que significa o que diabos é Brand, Recall, e alguns termos podem até acabar pegando mal, tipo, como anda a penetração do produto? oO (Como anda a transmissão da mensagem ao publico alvo…). Ai dando uma vasculhada na terra de Bill achei esse glossário, saca ai:

Brand Marca. Diz respeito tanto ao ícone que representa uma empresa ou produto quanto a identidade e a personalidade de uma marca.

Campanha – Ação publicitária constituída por uma ou mais peças referentes a um ou mais meios de comunicação, com diferentes execuções criativas e/ou diferentes formatos de veiculação.


Audiência – Número de pessoas que entram em contato com uma peça, campanha ou ação publicitária, seja com a mediação de um veículo de comunicação, seja ao vivo (em show, eventos, distribuição de brindes etc…).


Budget – Orçamento, seja de uma campanha publicitária, seja referente à verba que o anunciante tem para


Case – História marcante, geralmente sobre resultados de sucesso, relacionada a uma marca, uma campanha ou ação publicitária.


Circulação – Número de exemplares de uma publicação impressa distribuídos no mercado.


Clipping – Reunião de material editorial ou comercial veiculado na mídia, como jornais, revistas, sites ou programas de TV, sobre determinado assunto, pessoa ou empresa.


Jingle – Peça publicitária em forma de música. Pode ser usada no rádio ou servir de trilha para filmes publicitários.


Logotipo – Fonte, formato e cores usados na representação gráfica do nome da empresa.


Logomarca – Ícone associado à empresa, geralmente acompanhado de um logotipo.


Mala Direta – Propaganda enviada pelo correio para um grupo de consumidores.


Merchandising – Inserção de propaganda dentro de contexto editorial, em diversos meios de comunicação, a fim de minimizar seu teor comercial.


Penetração – Grau de sucesso na transmissão da mensagem de uma propaganda junto a seu público-alvo.


Posicionamento – Planejamento das características de um produto/serviço em relação a seus concorrentes e ao público-alvo, a fim de criar atributos objetivos e subjetivos capazes de gerar diferenciação junto à concorrência e identificação e atratividade junto ao consumidor.


Recall – Lembrança que o público tem depois de entrar em contato com alguma peça/campanha/ação publicitária. Usada como índice de eficácia.


Segmento – Conjunto de consumidores com perfil e características sócio-demográficas semelhantes. O reconhecimento desses grupos é usado, por exemplo, no posicionamento de produtos no mercado.


Slogan – Frase de caráter publicitário que resume um posicionamento, uma campanha publicitária, um produto ou uma marca.


Spot – Mensagem de curta duração, para rádio ou televisão


Target – Alvo. Diz respeito ao perfil de consumidor que a campanha/estratégia visa atingir.



Gostou? Comenta ae…

Gostou não? Comenta 2 vezes entao…

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  1. Glorinha
    29/05/2009 às 6:04

    Ah!! eu queria encontra um envelope desse!!
    altas ideias de que mandar. ^^

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